Você já teve aquela sensação de coceira incontrolável no rosto e se perguntou se é uma alergia ou apenas uma irritação passageira? É como quando você está em uma reunião importante e, de repente, sente aquela vontade de coçar o rosto incessantemente. Todo mundo olha e você tenta disfarçar, mas é como se houvesse uma festa de pulgas bem na sua cara. Enfim, a coceira é algo que todos nós já experimentamos, mas você sabe quando é uma alergia no rosto e o que fazer a respeito?
A alergia no rosto pode se manifestar de várias formas. Pode ser dermatite de contato, causada por uma reação a algo que tocou sua pele, como maquiagem, sabonetes, ácidos ou mesmo o suor. Pode ser também eczema (conhecida como dermatite atópica), que é uma condição crônica caracterizada por pele seca, vermelha e com coceira. Há ainda a urticária, que são manchas vermelhas e inchadas que aparecem de repente e causam coceira intensa.Parágrafo Novo
Se você notar vermelhidão, inchaço, coceira, descamação ou dor no rosto, é importante observar se esses sintomas persistem ou se agravam. Se a alergia no rosto não melhorar com medidas simples como lavar a área afetada com água e aplicar compressas frias, ou se você começar a ter outros sintomas como dificuldade para respirar, é hora de procurar ajuda médica.
Espinhas, também conhecidas como acne, são causadas pelo entupimento dos poros com óleo, células mortas da pele e/ou bactérias. Elas geralmente têm uma aparência de pústula ou comedão (cravo) e podem ser dolorosas ao toque. Já as alergias no rosto geralmente causam vermelhidão e coceira, e podem ser acompanhadas por inchaço e descamação da pele. Se você está em dúvida, o melhor é consultar um especialista.
Se você suspeitar que tem uma alergia no rosto, o profissional de saúde indicado para avaliar seu caso é o alergologista. Ele é especializado em doenças alérgicas e pode fazer uma avaliação completa para identificar a causa da sua alergia e indicar o tratamento mais adequado.
Lembre-se, a informação contida neste texto não substitui o aconselhamento médico profissional. Se você está enfrentando sintomas de alergia no rosto, consulte um ALERGOLOGISTA para obter orientação adequada.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para a Dra. Camilla C Pereira.